sexta-feira, 29 de junho de 2012

Encerramento da Festa de São João Batista, Comunidade do Sítio Amarelo.

Por: Jilvan
No dia 24 de Junho de 2012 às 15:30h, na Comunidade do Sítio Amarelo, Capela de São João Batista, as famílias se reuniram para o encerramento da Festa do Padroeiro, com procissão saindo da casa do Senhor José Alécio e Dona Socorro até a Capela, após houve Celebração Eucarística em honra do Padroeiro “SÃO JOÃO BATISTA”,  presidida pelo o Pároco Padre Everaldo da Paróquia Santa Teresinha – Jucati – PE.







 
 






sábado, 23 de junho de 2012

Festa de São João Batista na Capela do Sítio Amarelo.

Por: Jilvan
No dia 22 de Junho de 2012 às 19:00h, na Capelo de São João Batista no Sítio Amarelo, em comemoração ao Padroeiro São João Batista, noite dedicada as famílias, com a presença das comunidades; Vieira, Matinha e Curtume e participação da Pastoral Familiar da Paróquia Santa Teresinha - Jucati,  foi rezado o Teço, em seguida uma reflexão com o tema: Família Cristã, finalizando com celebração.

Padroeiro São João Batista
 






quinta-feira, 21 de junho de 2012

CONVITE

Por: Jilvan
A comunidade de São João Batista do Sítio Amarelo, convida você e sua família para participarem da nossa festa, que será realizada de 21 a 24 de junho de 2012.

Contamos com a presença de todos.
A coordenação e Pe. Everaldo.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira dia 21-06-2012.
Noite dedicada aos agricultores e motoristas.
19h – Terço dos homens
19h30min – Celebração da Santa Missa.
Comunidades responsáveis: Jucati, Banquete, Buraco D´água.
Após a Celebração haverá quermesse.

Sexta-feira dia 22-06-2012.
Noite dedicada às famílias e catequistas.
19h – Encontro com as famílias.
19h30min – Celebração da Santa Missa.
Comunidades responsáveis: Matinhas, Vieira e Curtume.
Após a Celebração haverá quermesse.

Sábado - dia 23-06-2012.
Noite dedicada à juventude e aos professores.
19h – Encontro com os jovens.
19h30mim – Celebração da Santa Missa.
Comunidades responsáveis: Riacho do Mel, Alto do Tejo e Roncaria.
Após a missa, quermesse!

Domingo dia 24-06-2012.
Dia de todo povo de Deus.
Comunidades responsáveis: Grupos da Capela do Sítio Amarelo, jovens, homens e movimento.
15h – Encerramento da festa com a Procissão saída da casa do Senhor José Alécio e Dona Socorro.

MENSAGEM DE FÉ
“Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância da colheita com injustiça”.
(Prov. 16,08).

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Grupo de Cursilho de Jucati, reuniu-se na ultima quarta-feira dia 13 às 19:30h, para o encontro, saindo em caminhada luminosa de frente à Igreja Santa Terezinha, seguindo pela PE 159 rumo ao de Salão de Ivaldo e Terezinha.

Por: Jilvan
O Grupo de Cursilho de Jucati, reuniu-se na ultima quarta-feira dia 13 às 19:30h, para o encontro, saindo em caminhada luminosa de frente à Igreja Santa Terezinha, seguindo pela PE 159 rumo ao de Salão de Ivaldo e Terezinha.
Chegando lá houve uma encenação da Ave-Maria, apresentada por Rosa e Leidjane, com participação de todos. Que Deus Abençoe a todos!
DECOLORES
 



Por: Jilvan

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Celebração de despedida da Cruz Peregrina Diocesana, Símbolo da Jornada Mundial da Juventude.

Por: Jilvan
No último Domingo dia 10 de Junho de 2012, a Comunidade Católica de Jucati vivenciou a Celebração de despedida da Cruz Peregrina Diocesana, Símbolo da Jornada Mundial da Juventude. Foi um momento de forte emoção que contagiou a todos, pela animação da juventude em louvor, adoração e exaltação a Cruz como símbolo de salvação para todos os cristãos.  A Celebração foi realizada no Ginásio Poliesportivo, após o Show com Ministério de Música Santa Terezinha, houve celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Everaldo. Após a celebração a Cruz foi levada em carreata com os fiéis para ser entregue a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes da cidade de Calçado - PE.


 Ministério de Música Santa Terezinha














Saindo com a Cruz para entregar a Paróquia de Calçado - PE

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Os Jovens da Paróquia Santa Teresinha e o Grupo de Oração A Mão de Deus da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Lagoa do Ouro – PE se reuniram em louvor e adoração a Deus.

Por: Jilvan
Na ultima sexta-feira dia 08/06/2012 as 19:30h, os Jovens da Paróquia Santa Teresinha se reuniram em louvor e adoração a Deus e sobretudo de forma especial a Cruz Diocesana que estava em nossa Paróquia. Participação do Grupo de Oração A Mão de Deus da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Lagoa do Ouro – PE.

 





 Fotos: Rosinaire

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A arte dos Tapetes de Rua na festa de Corpus Christi

Por: Jilvan
A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.

O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.
No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando. 

O tapete para receber a procissão de Corpus Christi (Corpo de Cristo) na cidade de Jucati – PE. No dia 07-06-2012 no horário da manhã os jovens da Paróquia Santa Teresinha utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como flores e folhas, montam, com grande arte, um tapete na Avenida Rui Barbosa, com figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.
 











Fotos: Jilvan