segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

MISSA NATALINA

Na última quarta-feira dia 24-12-2014, às 22:00h, na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, foi celebrada a Santa Missa  Natalina, o Nascimento do Menino Jesus, essa também é conhecida por Missa da Meia-Noite, a celebração ocorre neste horário porque a tradição católica diz que Jesus nasceu à meia-noite. Para os católicos Romanos, o costume de assistir a esta missa começou no ano 400 dc. Nos países latinos, esta missa é chamada Missa do Galo, porque segundo a lenda, a única vez em que um galo cantou à meia-noite foi quando Jesus nasceu.

Para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V, rezada à meia noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias. A igreja católica realiza essa missa desde o ano 330 d.C, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão.





















 Por: Jilvan

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

CONVITE PARA O SEGUNDO ARRASTÃO DA FÉ.

A santidade não está nesta ou naquela prática, ela consiste numa disposição do coração que nos torna humildes e pequenos nas mãos de Deus, conscientes de nossa fraqueza, e confiantes até a audácia na sua bondade de Pai. “ Santa Teresinha do Menino Jesus”.

O Pároco Padre Everaldo convida todas as famílias para participarem do segundo Arrastão da Fé que acontecerá no próximo dia 18 de janeiro de 2014 às 15:30, com Trio Elétrico e a Banda Ministério de Musica Santa Teresinha, em comemoração ao aniversario de cinco anos de nossa Paróquia.

Portanto, adquira a sua camisa comemorativa dos 5 anos de nossa paróquia ao preço de R$ 15,00 (quinze reais). Vendas na Secretaria Paroquial.



Realização: Paróquia Santa Teresinha do menino Jesus - Jucati-PE.


Apoio/Patrocino: Prefeitura Municipal de Jucati-PE.

CONVITE


Está Chegando o Natal e o Menino Deus nasce na humanidade e se torna homem como nós.

É festa! A salvação chegou para nós e fomos salvos. O Emanuel, o Deus conosco, está no meio de nós. Somos convidados a, com os anjos, cantarmos a Glória do nosso Deus e, como os reis magos, prostrarmo-nos diante do Rei dos reis.


Por isso Padre Everaldo convida as famílias para participarem da Santa Missa Natalina que acontecerá em nossa Paróquia no próximo dia 24 de dezembro às 22:00 horas.

Por: Jilvan

ASSEMBLEIA PAROQUIAL

No último sábado dia 20 de dezembro das 8:00h às 15:00h, na Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, aconteceu a Assembleia Paroquial , com a presença de todas as pastorais, movimentos e serviços das Comunidades e da Paróquia, onde teve inicio com a celebração da Santa Missa. 










Por: Jilvan

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

NO ÚLTIMO DOMINGO A IGREJA CELEBROU O ADVENTO.



O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã.
É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.
A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.
O tempo do Advento formou-se progressivamente a partir do século IV e já era celebrado na Gália e na Espanha. Em Roma, onde surgiu a festa do Natal, passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal e era natural que se preparasse para ela como se preparava para a Páscoa. Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Foi somente com São Gregório Magno (590-604) que esse tempo foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje celebramos.
Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste; são sinais da esperança. Em algumas comunidades, os fiéis envolvem a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus que nos envolve e nos foi manifestado pelo nascimento de Jesus. Até a figura geométrica da coroa, o círculo, tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e fim, representa a perfeição, a harmonia, a eternidade. 
Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade. Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo de Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor, visto que nosso país é marcado pelas culturas indígena e afro, onde o colorido lembra festa, dança e alegria.

Por: Jilvan.